Manchas em Piscinas?

Manchas em Piscinas? Chame a Subservi

Manchas na piscina

Porque aparece manchas brancas ou escuras dentro da piscina, entre os azulejos ou pastilhas? São algumas das patologias das edificações.

Lixiviação

É o processo de extração de uma substância presente em componentes sólidos através da sua dissolução num líquido. É um termo utilizado em vários campos da ciência, tal como a geologia, ciências do solo, metalurgia e química.

O termo original refere-se a ação solubilizadora de água misturada com cinzas dissolvidas (lixívia) constituindo uma solução alcalina eficaz na limpeza de objetos, mas, em geoquímica ou geologia de modo geral, usa-se para indicar qualquer processo de extração ou solubilização seletiva de constituintes químicos de uma rocha, mineral, depósito sedimentar, solo, etc., pela ação de um fluido percolante1 .
Nas regiões equatoriais, e nas áreas de clima úmido, com abundantes precipitações sazonais, verifica-se, com maior facilidade, os efeitos da lixiviação do solo. Dentre os componentes que são extraídos constam minerais solúveis, como fósforo, cálcio, nitrogênio, etc. do minério e, em outros casos, é usada a chamada "lixiviação inversa" para se fazer a remoção de impurezas.Na lixiviação os nutrientes do solo são perdidos.

Eflorescência

São depósitos cristalinos de cor branca que surgem na superfície do revestimento, como pisos (cerâmicos ou não), paredes e tetos, resultantes da migração e posterior evaporação de soluções aquosas salinizadas. Os depósitos acontecem quando os sais solúveis nos componentes das alvenarias, nas argamassas de emboço, de fixação, de rejuntamento ou nas placas cerâmicas são transportados pela água utilizada na construção, na limpeza ou vinda de infiltrações, através dos poros dos componentes de revestimento. Esses sais em contato com o ar se solidificam, causando depósitos. Em situações com ambientes constantemente molhados e com algum tipo de sais de difícil secagem, estes depósitos apresentam-se com uma “exsudação” na superfície, aparentando então a cor branca nas áreas revestidas, comprometendo os aspectos relacionados à estética. Vale ressaltar que as placas cerâmicas e a argamassa possuem vazios em seu interior, como cavidades, bolhas, poros abertos e fechados, e uma enorme rede de microcanais. A água então pode passar para o seu interior por capilaridade ou mesmo por força do gradiente hidráulico.

Nossos Serviços

A 20 anos no mercado, realizamos:

  • Reparos subaquáticos
  • Troca de azulejos
  • Reposição de pastilhas
  • Reposição de rejunte
  • Fixação de tampa FSB, LBM

Agente Autorizado

Alexandre P. Rocha

Contato SUBSERVI

Fale com a Subservi

Para agendar uma visita, por gentileza, preencha o formulário de contato.

Agente autorizado
Alexandre P. Rocha

(47) 99978-3954
(48) 99978-3954

Associada a ANAPP

Associada a ANAPP